São Paulo, domingo, 25 de junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bandeira é principal símbolo

DA REPORTAGEM LOCAL

Desenhada pelo artista plástico Gilbert Baker, em 1977, a bandeira inspirada no arco-íris foi adotada pela comunidade homossexual e virou seu principal símbolo.
Curiosamente, a bandeira não tem a cor rosa, geralmente associada aos homossexuais.
A bandeira de seis cores (roxo, laranja, amarelo, verde, azul anil e violeta) representa a diversidade sexual humana.
É empunhada nas paradas e é usada para identificar bares, restaurantes e lojas com predominância do público homossexual ou que recebem esses clientes sem nenhum tipo de preconceito.
Muitos estabelecimentos mantêm a bandeira pendurada na porta ou adesivos colados na vitrine.
A bandeira nasceu com oito cores mas perdeu duas, devido à dificuldade da impressão em grande escala. Hoje tem seis (uma a menos que o arco-íris).
Cada cor representa um conceito. O roxo representa vida; laranja, coração; amarelo, sol; verde, natureza; azul anil, harmonia e violeta, espírito.
As excluídas rosa e turquesa representavam, respectivamente, sexo e arte.

Certificado
Em todo o mundo esse é o símbolo GLBT, e, como a bandeira de países ou times de futebol, a bandeira homossexual recebeu um certificado de reconhecimento oficial do International Congress of Flag Makers, espécie de congresso mundial de fabricantes de bandeiras.
Hoje na parada, logo após o início oficial do evento, com a interpretação do Hino Nacional por Edson Cordeiro, será aberta uma grande bandeira de 500 metros quadrados (50 X 10 metros).
A bandeira foi empunhada por milhares de manifestantes na parada de 1978, em São Francisco (EUA), em protesto pelo assassinato do primeiro candidato a vereador assumidamente gay daquela cidade.
Hoje, em várias partes do mundo, há candidatos assumidamente gays, vereadores, deputados e até ministros. (EM)


Texto Anterior: Data relembra confronto em NY
Próximo Texto: Saúde: Jovens também podem ter problemas de articulação
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.