São Paulo, domingo, 25 de junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fisioterapia melhora a qualidade de vida

ESPECIAL PARA A FOLHA

O objetivo principal da fisioterapia nas doenças das articulações é melhorar a qualidade de vida dos pacientes, acreditam os especialistas.
Segundo Amélia Pasqual Marques, professora de fisioterapia da USP, é preciso eliminar a dor para atingir esse objetivo, restaurar a amplitude do movimento e prevenir as deformidades.
Na artrite reumatóide, a dor é combatida com gelo durante as crises da doença. "Existe preconceito das pessoas quanto ao uso de gelo em reumatismo. Mas na fase aguda da doença, quando a inflamação é grande, o gelo diminui a dor", afirma Amélia.
O uso de bengala, muleta ou andador nessa fase da doença diminui a carga sobre a articulação, ajudando a combater a dor. "Além disso, eles podem auxiliar na independência do paciente idoso com artrose", diz Amélia Marques.
Aplicações de fontes de calor na articulação são feitas apenas na artrose ou quando a crise de artrite reumatóide já passou. Amélia afirma: "Em casa, aplicar uma bolsa de água quente ajuda a relaxar a musculatura". (ABJ)


Texto Anterior: Saúde: Jovens também podem ter problemas de articulação
Próximo Texto: Plantão: Idade da mulher tem relação com risco para bebês
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.