UOL


São Paulo, quarta-feira, 25 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vigilância investigará contaminação de água

DA REPORTAGEM LOCAL

Uma das principais suspeitas com que o Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo trabalha é a possibilidade de a contaminação dos produtos usados em cirurgias de catarata ter origem na água estéril utilizada na fabricação.
As investigações se concentram em um fornecedor, cujo nome ainda não foi revelado para não atrapalhar as apurações. Os principais fabricantes nacionais utilizam a matéria-prima da mesma procedência.
Em vistoria ao laboratório OftVision, a vigilância constatou que não havia controle sobre a eficiência da esterilização do produto e que lotes eram liberados sem o aval do controle de qualidade -uma possível contaminação por bactérias não seria verificada. A partir dessa visita, em abril, o OftVision foi interditado.
A Anvisa também já tem registro de ocorrência com outro produto da OftVision, uma solução salina também utilizada na cirurgia de catarata -em que a água estéril também seria empregada.
A água estéril da mesma origem pode ter relação ainda com mais de 20 casos de infecção registrados no hospital Sírio Libanês de São Paulo com um anticoagulante -a heparina- em março deste ano. O produto é fabricado pela empresa Index Farmacêutico.
O laboratório clandestino Lens Surgical, de Campinas, cujo produto Methyl Lens é relacionado a casos de cegueira principalmente no Rio, pode também ter utilizado a água.
A vigilância investiga a ligação do Lens Surgical com a Oftalmopharma, que teve produtos retirados do mercado no início de 2002 por ausência de registro.
A empresa Oftalmopharma de Artur Nogueira (SP) informou ontem por meio do advogado Alexandre Nemer que não tem relação com o caso. A empresa não tem registro para funcionar. Nemer informou ainda que há outra empresa que usa a denominação Oftalmopharma como nome de fantasia. No entanto ele também advoga para a Lens Surgical.
Segundo Nemer, os sócios da Lens Surgical não querem falar sobre o caso.


Texto Anterior: Remédio suspeito de causar morte de dois bebês tem lote interditado
Próximo Texto: Panorâmica - Ambiente: Cidade de SP tem inversão térmica
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.