São Paulo, quinta, 25 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Repasse de verba está atrasado

da Reportagem Local

Os repasses dos recursos para as instituições conveniadas com o crédito educativo estão atrasados.
As universidades e faculdades recebem o dinheiro referente aos financiamentos de alunos pertencentes a elas. O dinheiro do repasse é abatido do valor da mensalidade a ser pago pelos estudantes beneficiados pelo programa, conforme estabelecido em contrato.
Na PUC-Campinas, os repasses referentes ao ano de 97 foram regularizados em abril último. "Em 98, está tudo em aberto", diz Elisabeth Pacheco.
"Boa parte das universidades fica preocupada em ter alunos no Creduc porque o atraso dos repasses é muito grande", diz o reitor Walter Frantz.
Na universidade que dirige, em Ijuí, houve redução do número de alunos beneficiados pelo Creduc -passou de 40% para 23% de um total de 9.093. A universidade recebeu cerca de 30% do total a que teria direito desde o início de 98.
Os atrasos trazem problemas para as universidades porque elas deixam de receber recursos aplicados em manutenção e pagamento de salários, por exemplo.
O Ministério da Educação deve regularizar os repasses em julho. Pela lei, o governo tem 30 dias depois do término do prazo de renovação dos contratos para deixar os repasses em dia. O prazo terminou em 5 de junho.
Serão gastos R$ 150 milhões na renovação de cerca de 100 mil contratos em vigor. Em 97, foram pagos R$ 310 milhões. (MAv)




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.