São Paulo, domingo, 25 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atividade artística é isca para projeto

DA SUCURSAL DO RIO

As atividades artísticas são a isca de projetos da Secretaria Municipal de Assistência Social do Rio para atrair os meninos para o projeto Trupe da Criança.
O principal desafio, num primeiro momento, é conquistar a confiança das crianças. Para isso, o projeto oferece cursos de acrobacia, trapézio, artes cênicas, capoeira e música. O segundo desafio é convencer os pais a tirar o filho da rua. Nessa fase, é oferecida uma bolsa mensal de R$ 110 por um ano, desde que a criança freqüente a escola.
A terceira fase do projeto tenta garantir que os pais consigam gerar renda sem que precisem depender do trabalho das crianças ou da ajuda do governo.
As mães serão encaminhadas para cursos de cidadania, de pequenos negócios e de empreendimentos.

Perfil do trabalho
O perfil do trabalho das crianças varia de acordo com o bairro. Na zona sul, a maioria (51%) faz malabarismo. A segunda atividade mais comum entre os garotos é a de vendedor (12%), seguida da de pedinte (8%).
Na zona norte, o malabarismo também é a atividade mais citada (34%), mas o número de pedintes é maior (17%), assim como o de flanelinhas (16%).



Texto Anterior: Infância: Acesso à escola não impede trabalho na rua
Próximo Texto: Ganho com esmola supera um salário mínimo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.