São Paulo, sábado, 25 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Eficácia acaba gradativamente

da Reportagem Local

Os anticoncepcionais -assim como os outros medicamentos- que tiverem a data de validade vencida começam a perder a sua eficácia gradativamente.
No caso das pílulas, elas continuam tendo efeito, mas não protegem a mulher de uma gravidez na mesma margem que se verifica quando o medicamento está dentro do prazo. A pílula pode levar semanas e até mesmo meses para perder totalmente a sua eficácia.
"O prazo de validade serve como margem de segurança. Mas não quer dizer que, no dia seguinte ao vencimento da validade, o remédio perderá totalmente as suas propriedades", diz Nelson Vitielo, presidente da Sociedade Brasileira de Sexualidade Humana.
Segundo o clínico geral Antônio Carlos Lopes, professor-titular da Escola Paulista de Medicina (atual Unifesp), ao vencer a validade, o remédio passa a ter o princípio ativo em quantidade menor do que a necessária para fazer total efeito. "O remédio também pode perder a eficácia antes do prazo de validade caso seja condicionado inadequadamente pelos pacientes", diz o clínico geral Abrão José Cury Jr.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.