São Paulo, sábado, 25 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acervo inclui textos dos séculos 18 e 19

da Sucursal do Rio

Os 27 mil volumes da biblioteca do jurista e professor Otto Andrade Gil estão divididos e catalogados em vários ramos do direito e incluem textos dos séculos 18 e 19.
O acervo contém, entre outros volumes, 3.513 sobre direito constitucional, 4.834 sobre direito civil, 2.132 sobre filosofia do direito, sociologia e lógica jurídica.
Das obras, 70% são estrangeiras: inglesas, italianas, francesas e espanholas. Os destaques são: "Oeuvres Complètes de Pothier", de 1821, em 25 volumes, "Le Droit des Obligations", de Savigny, de 1875, em dois volumes, e "Cour du Code Napoléon", de Demolombe, de 1870, em 30 volumes.
No setor de direito penal, estão obras de Enrico Ferri, Jimenez de Azuá e Krafft-Ebing. Ainda há o livro "L'Evento Punibile", de Alessandro Stopato, único na bibliografia jurídica brasileira, segundo o filho do jurista.
Em direito romano, estão relacionados o "Traité de Droit Roman", de Savigny, de 1851, em oito volumes, e o "Collegium Pandectaeum", de 1784, três volumes.
A abrangência é explicada pelo filho como "o reflexo" do que seu pai pensava sobre "o universo jurídico". "Apesar de ter sido reconhecido como um comercialista, não acreditava nas especializações. Achava que um bom advogado deve conhecer todas as áreas", disse o filho. (AL)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.