São Paulo, sexta-feira, 25 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EDUCAÇÃO
Resultados do exame em 99 foram utilizados por 65% dos aprovados na USP, Unesp e Unicamp no último vestibular
Nota do Enem ajuda aprovados em universidades de SP

DA REPORTAGEM LOCAL

Os resultados do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 99 foram usados por 65% dos aprovados no último vestibular das três universidades estaduais paulistas, USP, Unesp e Unicamp.
De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), dos cerca de 17 mil estudantes que ingressaram nessas instituições em 2000, 11 mil tiveram a ajuda da nota no exame.
O Enem é organizado desde 98 pelo Ministério da Educação. Um dos objetivos é servir como auto-avaliação das competências e habilidades dos estudantes do ensino médio (antigo segundo grau) e ser uma referência para as escolas.
Com o exame, o ministério busca também oferecer uma alternativa nos processos seletivos das universidades. Neste ano, 128 instituições de ensino superior -15 delas públicas- usarão, de alguma forma, os resultados do Enem.
Nas estaduais paulistas, a nota obtida nas 63 questões objetivas do exame representa um quinto da média final da primeira fase na USP e Unicamp e na prova de conhecimentos gerais da Unesp. A redação não é considerada.
Nas três universidades, os candidatos podem optar por usar ou não o Enem. Na Unesp, a nota do exame só é considerada se for maior que a da prova de conhecimentos gerais.
"A grande maioria dos candidatos que usaram a nota do Enem em 99 foi beneficiada sobre os que não haviam feito o exame", disse o professor Roberto Costa, diretor da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular).
O Enem acontece depois de amanhã e é opcional aos estudantes que estão concluindo ou já concluíram o ensino médio.


Texto Anterior: Clima: "Veranico" piora a qualidade do ar em SP
Próximo Texto: Trânsito: Evento provoca a interdição das duas pistas da av. Inajar de Souza
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.