São Paulo, sexta-feira, 25 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

MINAS
Ibama afirma que incêndio na serra da Canastra foi controlado

O Ibama informou ontem que o incêndio que atingia a parte mais alta do Parque Nacional da Serra da Canastra (410 km a oeste de Belo Horizonte) foi controlado por volta das 15h.
Em quatro dias, foram destruídos 8.000 hectares de vegetação rasteira. Foi o segundo foco de incêndio, em menos de uma semana, no parque. Ao todo, já foram destruídos 14,5 mil dos 71,5 mil hectares da área total.
Na tarde de ontem, 53 bombeiros, funcionários do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e voluntários continuavam trabalhando para evitar que novos focos surgissem na região.
Um helicóptero do governo de Minas, que chegou ao parque anteontem, foi decisivo para acabar com o incêndio, pois o local é de difícil acesso por terra. Além de transportar os bombeiros, o helicóptero também possui uma bolsa d'água para o combate de incêndios florestais.
Há suspeitas de que o incêndio teria sido criminoso, segundo um levantamento realizado pelos fiscais do Ibama no local.
A Lei de Crimes Ambientais prevê pena de um a cinco anos de prisão para quem provocar danos em reserva ambiental, que pode ser reduzida pela metade se não ficar provado que houve intenção. O prejuízo a espécies em extinção é considerado fato agravante. (DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE)


Texto Anterior: Trânsito: Evento provoca a interdição das duas pistas da av. Inajar de Souza
Próximo Texto: Organização Mundial da Saúde faz nova campanha para erradicar hanseníase
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.