São Paulo, domingo, 25 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ensino básico é avaliado pelo Saeb

DA REPORTAGEM LOCAL

O sistema de avaliação que, segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), tem como função fazer um diagnóstico da educação brasileira é o Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica).
Diferentemente do que ocorre com o Enem, no Saeb são selecionados alguns alunos segundo critérios estatísticos. Esses estudantes respondem apenas a algumas questões de disciplinas específicas, de modo a permitir uma estimativa da situação do ensino básico ao final da avaliação.
No último Saeb, em 2001, participaram 287.719 alunos de 6.935 escolas de todo o país. Além das provas, a avaliação conta ainda com um questionário que deve ser respondido pelas escolas com perguntas sobre seus estudantes, professores, diretores e instalações físicas.
Segundo Maria Inês Fini, coordenadora do Enem, nunca houve um cruzamento dos dados coletados no Saeb com os provenientes do Exame Nacional do Ensino Médio. "Até 2000, o Enem não dava isenções. Não tínhamos uma representação muito significativa do universo de todos os formandos. Certamente, em 2003, quando for realizado o próximo Saeb, [a avaliação é feita de dois em dois anos", nós vamos fazer esse cruzamento", disse ela.
O Brasil participa também de uma avaliação internacional chamada Pisa (Programa de Avaliação Internacional de Estudantes), que permite comparações entre diferentes países. A prova, feita a cada três anos, contou em sua última edição com a participação de 32 nações e avaliou a capacidade de leitura dos alunos. A próxima edição avaliará os estudantes em matemática. Em 2006, serão avaliados em ciências.
A prova também é feita por amostragem, como no Saeb, e apenas participam alunos de 15 anos, independentemente da série que estejam cursando. Como é uma avaliação internacional e seria difícil encontrar um currículo comum que pudesse ser cobrado em todos os países, o Pisa avalia os conhecimentos e habilidades adquiridos durante a vida escolar, assim como no Enem.
Além dessas avaliações que são feitas a partir da aplicação de provas, o Inep possui ainda outros sistemas de levantamento de dados, como o censo escolar, que é feito por meio de questionários enviados às escolas, e o censo dos professores. ANDRÉ NICOLETTI



Texto Anterior: Educadores divergem sobre exame
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.