São Paulo, quarta-feira, 25 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EDUCAÇÃO

Índice foi o pior desde 1973

81% são reprovados em exame da OAB-SP

DA REPORTAGEM LOCAL

O exame de ordem da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil, seção São Paulo) de abril teve o pior índice de aprovação desde 1973, quando foi instituído. Só 19% dos 14.221 inscritos foram aprovados. Em dezembro do ano passado, o índice foi de 29,6%.
O ranking de aprovação das faculdades no exame de abril foi divulgado ontem. O resultado da última prova, feita em agosto, ainda não foi processado.
O presidente da OAB-SP, Carlos Miguel Aidar, atribui o baixo índice de aprovação à falta de qualidade de alguns cursos e à abertura sem controle de novas faculdades. "A mesma prova foi aplicada no mesmo dia no Espírito Santo, e 37% foram aprovados. Se você verifica o ranking, percebe que as faculdades mais tradicionais de São Paulo estão sempre no topo."
Já a presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem, Sonia de Almeida Prado, não atribui o baixo aproveitamento apenas à qualidade dos cursos. "Isso reflete uma crise do ensino em geral. A baixa qualidade das graduações são só a desembocadura de uma cadeia que começa mais cedo."
Sem ser aprovado no exame da Ordem, o formado em direito fica apenas com o título de bacharel, e não pode advogar.
A USP e a PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica) continuam, respectivamente, na primeira e na segunda colocações no ranking das faculdades de São Paulo com maior proporção de alunos aprovados no exame.
No exame da OAB realizado em dezembro, a USP aprovou 95,81% dos candidatos e a PUC-SP, 93,7%. Na prova de abril, a USP aprovou 87,25% e a PUC, 74,19%.
A universidade Mackenzie subiu uma colocação nos exames, ocupando agora o terceiro lugar, com 69,7%. No exame de dezembro, a Unesp estava em terceiro, mas não entrou no ranking de abril porque não teve o número mínimo de 50 candidatos.


Veja o ranking completo na http://www.folha.com.br/educacao



Texto Anterior: Chuvas: Região de Ribeirão Preto tem 340 desabrigados e falta de água
Próximo Texto: Panorâmica - Saúde: Universidade Federal de SP lança pedra fundamental de seu Instituto de Pediatria
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.