UOL


São Paulo, quinta-feira, 25 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alunos são feridos em ato no Rio

DA SUCURSAL DO RIO

Dois estudantes ficaram feridos e outro foi preso na tarde de ontem no Rio, durante um protesto contra a falta de professores na rede estadual de ensino. A manifestação ocorreu em frente ao Palácio Guanabara (Laranjeiras, zona sul), sede do governo.
O protesto, que reuniu cerca de mil pessoas, transcorreu tranquilamente até o início da tarde, quando o estudante João Pedro de Souza e Silva, 18, que estava no carro de som, tirou as calças para mostrar as nádegas e acabou preso por PMs. Levado para a 9ª DP (Catete, zona sul), ele foi autuado por ato obsceno e liberado.
Professores e alunos tentaram impedir que os policiais levassem Silva, dando início a um tumulto. A PM usou cassetetes para chegar ao jovem e dois estudantes foram feridos. Com suspeita de fraturas nas pernas e nas costelas, os dois foram levados para um hospital. Até o final da tarde de ontem, um deles permanecia internado.
Segundo o Sepe (Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação), a falta de professores já comprometeu o ano letivo de mais de meio milhão de alunos. De acordo com a entidade, o déficit chega a 26 mil professores e dez mil funcionários administrativos.
Hoje, o Ministério Público Estadual realizará uma audiência pública para discutir a carência de professores e a redução do número de turmas, determinada pela Secretaria Estadual de Educação a menos de três meses do fim do ano letivo. A secretaria nega que haja falta de professores. Segundo o órgão, o Estado possui hoje 88.426 mestres, o que representa um docente para cada 17 alunos.
Segundo a secretária Darcília Leite, o governo convocou 564 professores aprovados em concurso e contratou temporariamente 1.469 profissionais. A governadora Rosinha Matheus (PMDB) publicou decreto autorizando a contratação de 3.330 professores em regime temporário.


Texto Anterior: Secretaria tentou seguir as regras
Próximo Texto: Estudantes retomam protestos em Salvador
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.