São Paulo, terça-feira, 25 de setembro de 2007

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crítica

Especialistas questionam o programa

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DO RIO

Especialistas ouvidos pela Folha questionam o método de premiação para evitar a evasão escolar e alertam que ele pode excluir os alunos que têm rendimento ruim.
O prêmio pode excluir justamente aqueles com o perfil mais propício ao abandono das salas, diz o consultor da Cesgranrio Ruben Klein, especialista em avaliação.
"Em termos de evasão, não vejo muito efeito. [O programa] pode estimular os melhores alunos e até mesmo fazer os medianos se esforçarem mais, mas não sei se vai ter efeito nos piores alunos, que são justamente os que abandonam a escola. Eles podem ficar sem esperança."
Para Klein, faltam, na rede municipal do Rio, programas para elevar as notas dos piores estudantes. "O aluno que abandona a escola sai porque não está aprendendo. E, quando ele não está entendendo nada, não vê perspectiva de conseguir o conceito máximo", diz.
Para a professora do departamento de sociedade, educação e conhecimento da UFF (Universidade Federal Fluminense) Maria Lúcia Oliveira, a medida não garante melhora na qualidade de ensino.
"Não vejo isso como uma política pública comprometida com a melhoria da qualidade do aprendizado, com a formação dos alunos como cidadãos. Absolutamente, não atende uma educação emancipatória, mas uma reprodutivista, da lógica do mercado", afirma.


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