São Paulo, terça, 25 de novembro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

12% dos jovens de classes média do DF participam de gangues

da Sucursal de Brasília

Pesquisa sobre o comportamen to dos jovens de classe média de Brasília divulgada ontem pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) revelou que 12% partici pam de gangues.
Foram ouvidos 401 jovens de 14 a 20 anos que moram em bairros de classe média (asas Sul e Norte, la gos Sul e Norte, Cruzeiro e Área Octogonal).
Para a maioria, as pessoas se reú nem em gangues para beber (86%), brigar com turmas rivais (80%), fumar maconha (77%) e fa zer pichações (74%), entre outras atividades.
O mote da pesquisa foi o assassi nato do índio pataxó Galdino Jesus dos Santos, em 20 de abril. Ele foi queimado vivo por cinco adoles centes de classe média enquanto dormia em uma parada de ônibus da Asa Sul.
Questionados sobre a gravidade de queimar mendigos, a maioria (81%) disse que é um ato crimino so. Outras respostas: muito grave (15%), grave (3%) e normal (0,2%).
Questionados sobre a gravidade de algumas atitudes comuns do dia-a-dia, eles se dividiram.
Nenhum item obteve percentual maior que 45%. Seguem alguns re sultados.
Humilhar travestis: grave (42%), normal (27%); humilhar prostitu tas: grave (45%), normal (26%); humilhar homossexuais: grave (41%), normal (25%); depredar orelhão: crime (39%), grave (28%); agressões em festas: muito grave (30%), grave (34%).
A maioria (91%) respondeu que está estudando. Sobre a qualidade do ensino, 32% disseram que é óti mo, 48% que é bom, 14% que é re gular e 1% que é ruim.
Sobre violência na escola ou uni versidade, a maioria (79%) disse que nunca sofreu ameaças e inti midações, 15% passaram por isso às vezes, e 3,7%, muitas vezes.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.