São Paulo, quarta-feira, 25 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INCÊNDIO

Prefeitura de São Paulo promete entregar roupas, alimentos e brinquedos

Desabrigado passa Natal em escola

DA REPORTAGEM LOCAL

Os cerca de mil desabrigados do incêndio que destruiu anteontem uma área de quase 1.400 metros da favela na avenida Zaki Narchi, em Santana (zona norte de São Paulo), devem passar o Natal em três escolas municipais da região.
O subprefeito de Santana, Hélvio Moisés, esteve ontem no local e propôs aos moradores que eles permaneçam nos três colégios, onde, segundo ele, vão receber roupas, alimentos e brinquedos para as crianças.
Antônia Maria Tiburtino, 51, disse que passaria a noite de ontem no local onde ficava seu barraco, totalmente destruído pelo incêndio. "Vou arrumar um papelão e ficar aqui", disse.
"A vontade de comemorar o Natal eu tenho, mas nesse sufoco não tem jeito." Antes do fogo, ela pretendia passar o Natal na casa da cunhada, em um dos apartamentos do conjunto habitacional que fica ao lado da favela.
De acordo com Moisés, os desabrigados deverão permanecer nos colégios até o fim de janeiro, quando serão transferidos provisoriamente para um alojamento que será erguido na região. "Vamos construir a habitação definitiva em outra área, o que deve levar pelo menos seis meses."
A prefeitura vai cercar o terreno da favela, onde guardas civis metropolitanos deverão permanecer 24 horas por dia para impedir novas invasões. "Quem erguer o barraco novamente não terá direito à habitação", disse Moisés.
José Amâncio, 35, que mora no conjunto habitacional ao lado da favela, aproveitou a manhã de ontem para recolher com seu filho Isac, 12, restos de ferro queimado, como fogão e geladeira. "Se eu conseguir levar tudo para o ferro-velho, posso fazer R$ 200. Com esse dinheiro vou comprar um peru para minha mulher assar."
A prefeitura informou que 535 barracos foram interditados e pelo menos 153 pessoas foram encaminhadas para abrigos municipais. (DAGUITO RODRIGUES)


Texto Anterior: Projeto cria pólo de lazer e incentivos fiscais
Próximo Texto: Litoral: Ubatuba e Ilhabela terão câmeras de vigilância
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.