São Paulo, sábado, 26 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Motorista que furar fila será multado em balsas de Santos

Prefeituras de Santos e do Guarujá e PMs vão autuar em R$ 127,69 os infratores, que receberão 5 pontos na carteira

Decisão se baseia no artigo 211 do Código de Trânsito Brasileiro, que define como infração grave ultrapassar veículos parados em fila

MARIANA CAMPOS
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

O motorista que for flagrado furando as filas da travessia de balsas Santos-Guarujá, no litoral paulista, será multado por agentes das prefeituras ou por policiais militares, em R$ 127,69, e ainda receberá cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
A decisão foi tomada anteontem, dias após a Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A.) anunciar que os agentes da empresa que opera o sistema não irão coibir mais os "furões".
De acordo com o coronel Orlando Geraldi, comandante da Polícia Militar na Baixada Santista e no Vale do Ribeira, a decisão está baseada no artigo 211 do Código de Trânsito Brasileiro, que define como infração grave "ultrapassar veículos em fila, parados em razão de sinal luminoso, cancela, bloqueio viário parcial ou qualquer outro obstáculo".
A Dersa afirma que a decisão de impedir que os agentes da operadora coíbam os "furões" foi motivada pelas constantes ameaças e agressões das quais os funcionários eram vítimas.
Segundo o gerente da Divisão de Travessias Litorâneas da Dersa, Wagner Fernandes, os agentes não têm poder para obrigar os motoristas a voltar para o início das filas.
O diretor-presidente da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) em Santos, Rogério Crantschaninov, diz que as multas poderão ser aplicadas pelos agentes de trânsito e pelos policiais militares."Antes, a orientação dos agentes da fila era suficiente, e não havia embate", afirma. "Estamos tendo de endurecer e aplicar a legislação de trânsito."
Na temporada, as filas para atravessar de uma cidade para outra podem levar mais de uma hora. Por isso, nos dias de pico, os agentes de trânsito de Santos e do Guarujá também fecharão os retornos ao longo da pista onde há fila de espera para impedir que "espertinhos" furem. A Dersa também estuda ampliar o número de funcionários ao longo da fila.
"Está certo multar. Todo mundo tem pressa, mas, quem precisa, sai mais cedo de casa. Eu mesmo já fiz gente sair da minha frente [após furar a fila]", afirma o vendedor Vinicio de Sousa, 40.
Antes da decisão da Dersa, o "furão" era obrigado, por um agente, a retornar ou a esperar antes de embarcar. O funcionário retirava o "espertinho" sempre que outro motorista reclamava. Agora, o agente da Dersa vai só orientá-lo a retornar ao começo da fila. Se ele não atender, a PM será chamada. Se houver nova recusa, mesmo com a ordem do policial, o motorista será encaminhado à delegacia e autuado por desobediência. Participaram da reunião que decidiu pelo reforço na fiscalização representantes da Dersa, da PM e das prefeituras de Santos e do Guarujá.


Texto Anterior: Urbanismo: Para Lula, PAC nas favelas do Rio não precisará do Exército
Próximo Texto: São Paulo: Carnaval ainda tem à venda 6.000 ingressos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.