São Paulo, segunda-feira, 26 de março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sindicato faz investigação paralela

ELVIRA LOBATO
DA SUCURSAL DO RIO

O Sindipetro-NF (Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense) faz uma investigação paralela do acidente na plataforma P-36.
O coordenador-geral do sindicato, Fernando Carvalho, disse à Folha que estão sendo tomados depoimentos de funcionários que sobreviveram ao acidente e de trabalhadores que estavam em plataformas próximas.
O sindicato fará um dossiê com os relatos e documentos colhidos na investigação paralela.
Cópias do dossiê serão encaminhadas, ainda esta semana, ao delegado responsável pelo inquérito em Macaé, Antônio Carlos Carvalho, à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) criada pela Assembléia e ao Crea (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura), que também formou comissão para apurar o acidente.
Foi na apuração paralela que o sindicato obteve as cópias dos boletins que indicavam problemas no sistema de ventilação da plataforma três dias antes do acidente.
Fernando Carvalho disse que os depoimentos são tomados sem identificar o funcionário e que o objetivo é reunir informações que auxiliem as investigações formais.
"Os empregados se sentem mais à vontade para nos passar informações", afirmou ele.
O delegado Carvalho, presidente do inquérito que investiga as 11 mortes no acidente, interrogará amanhã o gerente-geral da Petrobras na bacia de Campos, Carlos Eduardo Bellot.
Foi Bellot quem retirou os boletins que registravam problemas técnicos antes do acidente. Os boletins ficavam na intranet (rede interna de computadores) da estatal e teriam sido retirados sem a direção da companhia ser informada dos problemas.
O depoimento de Bellot é considerado fundamental pela polícia para definir quem era responsável pela P-36 e pelas providências que poderiam ser tomadas para corrigir eventuais problemas.
Estão marcadas, também para amanhã, no Congresso Nacional, duas audiências públicas sobre as prováveis causas do acidente.


Colaborou PEDRO SOARES


Texto Anterior: Acidente em alto-mar: Falha em válvula pode ter causado explosões
Próximo Texto: Transportes: SP quer privatizar operação de trens
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.