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Prefeito e Serra prometem nova linha de metrô
DA REPORTAGEM LOCAL
O prefeito Gilberto Kassab
(DEM) afirmou que vai repassar R$ 75 milhões ao Estado para começar os projetos básico e
executivo da linha 6 (Freguesia do Ó-Oratório) do metrô.
Com 18,3 km, 14 estações e
previsão inicial de 600 mil passageiros, ela atravessará bairros nobres, como Perdizes, Pacaembu e Higienópolis, passando ainda próximo de universidades como a PUC (Pontifícia Universidade Católica).
O governador José Serra
(PSDB) aproveitou para divulgar que pretende começar as
obras dessa linha de metrô ainda em sua gestão, até 2010.
Apesar do alarde feito com a
divulgação, os recursos anunciados são só uma etapa preliminar para definir detalhes do
empreendimento. Depois dos
projetos é que será realizada a
concorrência para as obras.
O montante prometido por
Kassab equivale a 2,7% do custo total de R$ 2,8 bilhões estimado pelo governo para construir dois trechos da linha 6
-que, na prática, ficarão seccionados nessa primeira etapa.
A idéia é construir inicialmente a ligação da Freguesia do
Ó até a estação São Joaquim, da
linha 1-azul, e de Oratório até a
futura estação Vila Prudente,
ligando com a linha 2-verde.
O recurso anunciado ontem
também faz parte do R$ 1 bilhão que já havia sido divulgado
pelo prefeito em investimentos
no metrô no ano passado.
A diferença é que, em vez de
ir para a linha 5-lilás, conforme
se previa, uma parte será deslocada para os novos projetos.
A linha 6, entre Freguesia do
Ó e Oratório, consta dos planos
do Estado desde os anos 90,
mas não havia sido incluída nos
planos de Serra para até 2010.
Mesmo com a promessa de
iniciar a contratação dos projetos, a origem do dinheiro para
bancar a construção e seus prazos detalhados ainda seguem
indefinidos -e boa parte deverá ficar a cargo apenas dos próximos prefeito e governador.
O secretário dos Transportes
Metropolitanos, José Luiz Portella, afirmou estudar quatro
possibilidades de angariar recursos para a construção: com
verba da própria prefeitura;
com uma renegociação da dívida de São Paulo com a União;
com a venda de ações da Cesp,
que teve um revés ontem; e por
meio de algum tipo de PPP
(Parceria Público-Privada).
Apesar da pretensão de começo do trecho Freguesia do
Ó-São Joaquim em dois anos
-prazo considerado exíguo por
técnicos do próprio metrô-, as
datas carecem de definições.
"Deve iniciar em 2010, [para
ficar pronta em] 2012 mais ou
menos. Eu não tenho projeto
ainda e isso só pode ser afirmado depois do projeto. É uma estimativa", afirmou Portella.
A divulgação do projeto de
uma nova linha de metrô se dá
sem que outras obras e projetos
de expansão do sistema estejam totalmente definidos.
A linha 4-amarela (Vila Sônia-Luz), prometida para os
anos 90, deve ser entregue apenas no final de 2009 com uma
primeira fase parcial. Continuam as pendências para seguir os trabalhos na estação Pinheiros, onde houve a abertura
de uma cratera em 2007.
O Estado também já prometeu a extensão da linha 5-lilás
(que hoje liga Capão Redondo-Largo Treze) com ao menos
mais duas estações (Adolfo Pinheiros e Campo Belo) até
2010. Mas nem a licitação nem
as desapropriações foram feitas
-etapas anteriores à obra.
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