São Paulo, terça-feira, 26 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLIMA

Mínima foi registrada em Bagé (RS); em São Paulo, temperatura máxima deve ser de 19C hoje, segundo o Inmet

Após estiagem de 3 meses, frio chega a 3,7C na região Sul

LÉO GERCHMANN
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

THIAGO REIS
DA AGÊNCIA FOLHA

Depois de três semanas de calor intenso, a temperatura chegou ontem a 3,7C no interior gaúcho e sofreu uma queda de 3C na máxima em São Paulo -passou de 27,8C no sábado para 24,8C ontem, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Hoje, os termômetros devem registrar, no máximo, 19C em São Paulo.
No Rio Grande do Sul, o frio vem depois de três meses de estiagem. A temperatura mínima registrada no Estado, segundo o 8º Distrito de Meteorologia, foi de 3,7C em Bagé (393 km de Porto Alegre), cidade fortemente atingida pela estiagem.
Em Porto Alegre, por conta dos ventos que chegaram a 80 km/h, a sensação térmica era inferior aos 11,2C registrados pelo 8º Distrito de Meteorologia.
Houve registro de baixas temperaturas em outras cidades que se localizam na extensão das fronteiras com Argentina e Uruguai. As temperaturas chegaram a 5C, como no caso de Uruguaiana - fronteira com a Argentina.
Para a madrugada de hoje, a previsão era que a temperatura chegasse próxima de 0C, com possibilidade de ocorrer a primeira nevasca, especialmente na serra. Do centro ao leste do Estado, deve chover.
Em Santa Catarina, a previsão do Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia) também é que nesta madrugada a temperatura chegue a 0C nas áreas mais elevadas do planalto sul do Estado.
De acordo com o órgão, uma frente fria tem provocado rajadas de ventos de até 90 km/h originadas no oceano. No mar, as ondas devem chegar a picos de quatro metros. Apesar de remota, existe a possibilidade de nevar hoje à noite em Santa Catarina.
A previsão para amanhã é de chuva em todo o Estado catarinense, que deve se intensificar na quinta e na sexta, segundo o Ciram. A Defesa Civil informou que há um trabalho de conscientização da população para atuar preventivamente contra os fenômenos climáticos.

Pelo país
Haverá chuvas fortes com trovoadas no Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, São Paulo, sul de Goiás, Triângulo Mineiro, sul de Minas Gerais e sul do Rio de Janeiro. Também haverá queda brusca da temperatura nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Norte, segundo o Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).


Texto Anterior: Educação: Faculdades devem ajudar aluno cotista, diz ministro
Próximo Texto: Medicina privada: Entidades exigem da ANS ranking de planos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.