São Paulo, quarta-feira, 26 de maio de 2004

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Para especialista, projeto "peca pela timidez"

DA REPORTAGEM LOCAL

A sugestão de um traçado do TEU se dá sete meses depois da assinatura de um acordo entre as gestões Marta Suplicy (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB) para que fosse estudada essa alternativa de VLP (Veículo Leve sobre Pneus).
Na comunidade técnica há quem tema que esse tipo de transporte possa custar mais caro que corredores de ônibus convencionais sem trazer benefícios superiores e sem ter uma capacidade comparável à de um metrô.
Paulo Sérgio Custódio, brasileiro que foi coordenador do Transmilênio de Bogotá, é crítico, mas na direção oposta: acha que os criadores do TEU "pecam pela timidez". "Existe uma cultura errada de que ônibus é transporte de média capacidade", diz ele, para quem a primeira linha do TEU deveria ir ao centro de São Paulo, e não à estação Tucuruvi do Metrô, como se fosse um sistema secundário, alimentador da rede de trilhos. "O Metrô já está lotado."
Segundo Washington Martins, da equipe do TEU, a reserva de 12% da Cide (contribuição inserida no preço do combustível) durante seis anos financiaria a construção de 500 km no país.


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