São Paulo, sábado, 26 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Após 4 anos, centro registra casos de dengue

Sé, Consolação, Bela Vista, Santa Cecília e Liberdade voltaram a registrar casos autóctones da doença (contraídos na cidade)

Doença não era registrada na região desde 2003; para prefeitura, altas temperaturas favoreceram a proliferação do mosquito transmissor

FLÁVIO FERREIRA
DO "AGORA"

Os distritos paulistanos da Sé, Consolação, Bela Vista, Santa Cecília e Liberdade passaram a ter registros de dengue autóctone (contraída no município) a partir do começo deste mês -o que não ocorria pelo menos desde 2003.
Um levantamento da Secretaria Municipal da Saúde fechado na quarta-feira indica 19 casos da doença nestes bairros desde o começo do ano.
Os dados da secretaria também mostram um aumento de 11,5% nas ocorrências de dengue autóctone em apenas uma semana no município -já foram identificados 931 pacientes com a doença em 2007.
O distrito da Sé teve seis casos de dengue autóctone notificados até o último dia 23. Cinco registros da doença foram feitos na Bela Vista, que não tinha ocorrências desde 2001. Os bairros da Consolação e Liberdade também não apresentavam dengue havia cinco anos, mas já têm quatro e dois casos, respectivamente. O distrito de Santa Cecília teve dois doentes.
Segundo Bronislawa de Castro, coordenadora do Programa Municipal de Vigilância e Controle de Dengue, a doença voltou ao centro da capital pelos mesmos motivos pelos quais se alastra nas outras regiões. A médica diz que neste ano houve mais dias com temperaturas altas, o que favorece a proliferação do mosquito Aedes aegypt, transmissor da dengue.
A secretaria informa que, além dos procedimentos de erradicação de focos de larvas do mosquito, várias ações educativas preventivas ocorreram no centro desde o começo do ano. Segundo o órgão, foram distribuídos mais de dois milhões de impressos sobre a doença.

Líder
Com 101 casos, o distrito de Raposo Tavares (zona oeste de SP) lidera o ranking da doença em 2007 na capital. Em seguida vem a Penha (zona leste), com 74 registros. O distrito de Campo Limpo (zona sul) teve 69 notificações até quarta. De acordo com a secretaria, há 13 regiões da cidade com 20 ou mais ocorrências de dengue em 2007.


Texto Anterior: Acidente: Carro invade calçada de túnel e mata morador de rua em SP
Próximo Texto: Walter Ceneviva: Octavio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.