São Paulo, terça-feira, 26 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Passageiros ficam feridos após turbulência em voo da TAM

Ao menos 13 pessoas foram atendidas assim que avião, vindo de Miami, pousou em Guarulhos

GUILHERME RUSSO
JÉSSIKA TORREZAN
DO "AGORA"

Ao menos 13 pessoas ficaram feridas depois que um avião da TAM passou por uma forte turbulência pouco antes de aterrissar, ontem à noite, no Aeroporto Internacional Governador André Franco Montoro, em Guarulhos (na Grande SP), informou a companhia aérea.
Segundo a Infraero (estatal que administra os aeroportos no país), os passageiros foram atendidos assim que o voo JJ 8095, que decolou de Miami (EUA) às 12h11 (horário de Brasília) com 154 passageiros a bordo, aterrissou, às 19h35.
A TAM informou que uma forte turbulência aconteceu minutos antes do pouso. Em nota, a assessoria da empresa afirmou que "alguns passageiros sofreram ferimentos e estão recebendo toda a assistência necessária da companhia".
Os passageiros que estavam na aeronave relataram momentos de pânico. A empresária Marilda Torres, 56, ficou com o olho roxo e sofreu cortes no supercílio e no nariz. Ela contou que ia para o fundo do avião levar sua bandeja de comida na hora da turbulência.
"A menina [comissária de bordo] tinha esquecido de pegar minha bandeja. De repente, o avião "caiu" mesmo. Eu subi, mas acho que as pessoas me seguraram. Não cheguei a bater no teto do avião. Acho que uma mala caiu por cima de mim."
A empresária contou que, enquanto se arrastava para voltar para o lado do marido, as máscaras de oxigênio caíram.
"Todo mundo estava desesperado, tinha gente caída no chão, gritando. Um rapaz que estava dentro do banheiro grudou no teto. A impressão que dava era a de que o avião estava caindo mesmo."
O advogado Gelson Fabro, 29, sofreu um ferimento na testa e disse que sentia o pescoço muito machucado. Ele contou que a turbulência ocorreu logo depois que a luz para apertar o cinto se acendeu, mas não deu tempo para pôr o equipamento.
"Foi muito assustador. Todos estavam tranquilos quando, de repente, surgiu o alerta e o avião "caiu". Fui parar no banco do lado, depois caí no corredor. Deu a sensação de que o avião estava indo para baixo, tremendo. Todos bateram a cabeça no teto, aquilo que a gente vê em filme. Achei que a aeronave não ia se recuperar."
De acordo com o advogado, a maioria dos comissários de bordo se feriu. Fabro contou que houve muita confusão depois que o avião pousou. "Não havia esquema de emergência, ninguém sabia o que fazer."
Segundo a estatal, "todos os procedimentos de primeiros-socorros foram realizados". "A equipe chegou assim que a porta da aeronave abriu e fez uma avaliação a bordo."


Texto Anterior: Velejador, empresário morto no acidente vivia entre o céu e o mar
Próximo Texto: Rio: Assassinos queriam papéis de pescador
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.