São Paulo, terça-feira, 26 de junho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Efetivo em Joinville terá de ser aumentado

DA AGÊNCIA FOLHA

Uma decisão liminar inédita da Justiça Federal vai obrigar o governo de Santa Catarina a aumentar o efetivo policial em Joinville (180 km de Florianópolis). A Procuradoria da República argumenta numa ação civil pública que a cidade está sendo discriminada pela administração do governador Esperidião Amin (PPB).
Apesar de possuir cerca de 80 mil habitantes a mais do que Florianópolis e mais que o dobro da extensão territorial da capital, Joinville conta com um número inferior de policiais. São 735 PMs para 429 mil habitantes. Na capital, há 1.381 policiais para 340 mil pessoas.
No despacho do juiz Hildo Nicolau Peron está a decisão de que o governo deverá enviar, em até seis meses, mais cem policiais para Joinville. O não-cumprimento da decisão acarretará multa de R$ 30 mil e impedirá o repasse de R$ 23 milhões do governo federal, relativos ao Plano Nacional de Segurança Pública, ao Estado.
"O número de policiais na cidade é o mesmo de quando eu assumi, tanto em Joinville quanto em Florianópolis. Por outro lado, foi lá [em Joinville" que começamos a implantação de câmeras nas ruas, a renovação da frota de veículos e as reformas no Copom [Comando de Policiamento]", disse Amin.


Texto Anterior: Segurança pública: Faltam policiais civis e militares no Brasil
Próximo Texto: Salvador: Criança morre em cerco policial
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.