UOL


São Paulo, quinta-feira, 26 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SALVADOR

Iphan anuncia 1º grande tombamento fora da área do Pelourinho

Tombados 12 casarões históricos

Edmar Melo/"A Tarde"
Casarão localizado no bairro soteropolitano da Vitória, onde 12 proprietários de imóveis já foram notificados da decisão do Iphan


LUIZ FRANCISCO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

Dezoito anos depois de a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) reconhecer o centro histórico de Salvador como patrimônio cultural da humanidade, o Iphan anunciou o primeiro grande tombamento fora da área do Pelourinho.
Desde o início da semana, técnicos do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) encaminharam a 12 proprietários de imóveis da Vitória -sofisticado bairro da capital baiana- as notificações sobre o tombamento.
"Os proprietários têm 15 dias, a partir da notificação, para contestar a decisão do Iphan. No entanto, historicamente, o nosso conselho consultivo não tem referendado nenhuma impugnação", disse o superintendente do órgão em Salvador, Maurício Chagas.
Mesmo com o tombamento provisório dos casarões, os proprietários ficam impedidos de realizar obras nos imóveis. "Qualquer intervenção deve ser submetida à apreciação do Iphan", disse Chagas.
A poligonal definida como área de proteção delimitada inclui todo o bairro da Vitória e mais um trecho da avenida Sete de Setembro, a principal passarela do Carnaval baiano.
Entre os imóveis tombados estão os Palácios Arquiepiscopal e da Aclamação, que durante mais de um século funcionou como residência oficial do governo baiano.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Legislativo: Líder do PT será corregedor da Câmara de SP
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.