UOL


São Paulo, quinta-feira, 26 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LEGISLATIVO

Líder do PT será corregedor da Câmara de SP

DA REPORTAGEM LOCAL

A Câmara Municipal escolheu para comandar sua recém-criada corregedoria o líder da bancada do PT, José Laurindo, decisão que levantou acusações de intervenção do Executivo no Legislativo.
Na própria bancada petista, houve mal-estar. A vereadora Tita Dias (PT) também almejava o cargo e dividia seu partido, mas foi convencida a desistir. Segundo ela, que não votou em Laurindo e se ausentou do plenário "em protesto", o vereador Arselino Tatto disse que havia resistências a seu nome fora do PT. O petista Carlos Neder, que foi cotado mas não quis o posto, foi outro que estava presente e também não votou.
Laurindo foi eleito por 29 votos, contra 16 do outro candidato, Roberto Tripoli (PSDB). O tucano acusou o governo de ameaçar tirar postos de vereadores que não votassem em Laurindo. "Assessores que cuidam dos cargos que os vereadores têm na administração de repente apareceram hoje aqui", afirmou. A Folha apurou que compareceu à Câmara o subprefeito de Santana e Tucuruvi, Maurício Pacheco Chagas.
O líder do governo na Câmara, João Antonio (PT), refutou a acusação e afirmou que a prefeitura não tomou posição. Para Laurindo, a maior prova disso foi o fato de o PL ter votado em Tripoli. "Ninguém é mais identificado com a bancada governista", disse.
Sobre suas primeiras ações, Laurindo disse que ainda não há indícios para um processo contra a vereadora Myryam Athiê (PPS), que é suspeita de receber dinheiro para beneficiar uma viação de ônibus. Ela nega as acusações.
A corregedoria foi aprovada em maio, mas não prevê punições para problemas que ocorrem na Câmara, como o nepotismo.
O órgão terá mais seis integrantes, indicados pelos partidos: Milton Leite (PMDB), Wadih Mutran (PP), Toninho Paiva (PL), Celso Jatene (PTB), Claudete Alves (PT) e o próprio Tripoli.


Texto Anterior: Salvador: Tombados 12 casarões históricos
Próximo Texto: Segurança: Projeto reforça combate a crime organizado
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.