São Paulo, sexta, 26 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ACIDENTE
Funcionários de empreiteira estavam a uma altura de cerca de 6 m
Laje desmorona e fere 10 na cidade cenográfica da Globo

da Sucursal do Rio

Dez operários ficaram feridos, ontem, com o desabamento de uma laje de um prédio que está sendo construído no Projac (cidade cenográfica da TV Globo), em Jacarepaguá (zona oeste do Rio).
O acidente ocorreu por volta das 10h30. Os funcionários da empreiteira Hochtief que trabalhavam no local caíram de uma altura de aproximadamente seis metros.
Eles foram atendidos pela equipe médica do Projac e levados pelo 12º Grupamento Militar de Bombeiros ao hospital municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca.
Segundo a médica Luiza Nahmion, diretora da Divisão Médica do hospital, cinco dos operários sofreram escoriações leves e os demais foram submetidos a exames radiológicos.
Antônio Marcos Faria, 33, "foi o único que teve uma lesão mais grave", segundo a médica. Faria fraturou a segunda vértebra lombar, mas, a médica disse, que seu estado não exige maiores cuidados, a não ser repouso.
Luiza Nahmion informou que tanto Faria como os outros operários deveriam ser liberados ontem.
O acidente ocorreu porque o escoramento da laje do primeiro andar do prédio desmoronou quando os operários finalizavam sua concretagem, de acordo informe distribuído pela emissora.
Segundo o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Dilermando Soares Filho, responsável pela equipe que resgatou os operários, "provavelmente a laje cedeu por causa da chuva, que derreteu o concreto".
Choveu forte no Rio durante toda a madrugada de anteontem e a manhã de ontem. Segundo Soares, os operários estavam usando equipamento de segurança: botas, capacete e luvas.
O operário Carlos Narcezeo da Costa, 35, ouvido pela Folha no hospital, não soube explicar as causas do acidente.
"A gente estava terminando de fazer o concreto da laje quando, de uma hora para outra, tudo caiu. Foi muito rápido e fiquei sem entender o que estava acontecendo", disse Costa, que trabalha há um mês no local.
A nota divulgada pela TV Globo ainda informa: "Imediatamente após o acidente, os trabalhos no canteiro de obras foram suspensos e a Rede Globo comunicou o fato à Defesa Civil, ao Corpo de Bombeiros e à Polícia Civil, que estiveram no local. Hoje (ontem) mesmo os engenheiros da Rede Globo e da Hochtief iniciaram uma série de reuniões para apurar as causas do acidente."
O prédio em que a laje desabou faz parte de um conjunto de obras que estão sendo realizadas no Projac, e servirá de armazém para os cenários dos novos estúdios da emissora.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.