São Paulo, quarta-feira, 26 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade já esteve sob domínio holandês

FREE-LANCE PARA A AGÊNCIA FOLHA

A cidade de João Pessoa foi fundada oficialmente no dia 5 de agosto de 1585 pelos portugueses, que estavam sob o domínio dos espanhóis, com o nome de Povoado de Nossa Senhora das Neves. Alguns anos mais tarde, passou a se chamar Cidade de Nossa Senhora das Neves.
De acordo com o historiador Guilherme Gomes da Silveira D'Ávila Lins, a cidade foi batizada de Felipéia de Nossa Senhora das Neves pouco tempo depois.
Esse nome foi dado como uma homenagem ao rei Felipe 2º da Espanha, que também comandava Portugal, onde era conhecido como rei Felipe 1º.
O rei Felipe era neto de Dom Manoel, ex-rei de Portugal.
O nome Felipéia de Nossa Senhora das Neves permaneceu até 1634, quando os holandeses expulsaram os portugueses e os espanhóis e assumiram o controle da cidade.
Na ocasião, a atual capital da Paraíba passou a se chamar Cidade de Frederica, em homenagem ao príncipe Frederico Henrique, dos Países Baixos.
Como inimigo dos espanhóis e portugueses, o príncipe Frederico não admitia o nome Felipéia. Como protestante, também não aceitava a denominação Nossa Senhora das Neves.

Expulsos
Os holandeses permaneceram na cidade até 1654, quando foram expulsos pelos portugueses, que, na época, já estavam livres do domínio espanhol.
Foi então que a cidade voltou a se chamar Nossa Senhora das Neves, nome que permaneceu até por volta de 1817 a 1820, segundo o historiador.
A partir de 1820, a cidade passou a se chamar Parahyba, nome que foi mantido até 27 de julho de 1930, quando o então presidente da província, João Pessoa, foi assassinado por seu arquiinimigo político, João Dantas.
O crime aconteceu na confeitaria Glória, em Recife. O assassinato de João Pessoa, então candidato a vice-presidente da República na chapa encabeçada por Getúlio Vargas, comoveu o país.
Em homenagem ao líder político, a Assembléia Legislativa da Paraíba resolveu mudar o nome da capital para João Pessoa.



Texto Anterior: Espanha patrocina restauração
Próximo Texto: Cortiço escondia arcos do Bexiga
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.