São Paulo, quarta-feira, 26 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Espanha patrocina restauração

FREE-LANCE PARA A AGÊNCIA FOLHA

O governo da Espanha financia projetos de restauração de parte do centro histórico da capital paraibana.
Atualmente, os espanhóis investem US$ 130 mil na recuperação de uma antiga fábrica de vinho, localizada na Cidade Baixa.
Em 1992, durante as comemorações dos 500 anos de descobrimentos espanhóis, a Espanha começou a procurar na América vestígios da colonização e passou a investir na restauração do patrimônio.
O governo espanhol também patrocina recuperação de obras na Argentina e no México, entre outros países.
As obras em João Pessoa estão sendo feitas pelos alunos de uma oficina-escola de restauração que também é financiada pelo governo espanhol.
Os trabalhos são coordenados pela Comissão de Desenvolvimento do Centro Histórico, formada por representantes dos governos espanhol, brasileiro e da Paraíba, bem como da Prefeitura de João Pessoa.
Dois prédios já foram restaurados e custaram em torno de US$ 200 mil. Trata-se do Mosteiro de São Bento e de um casarão de azulejos.
A restauração da Igreja de São Frei Pedro Gonçalves, apesar de estar sendo restaurada sob a coordenação da comissão, não tem, ainda, recursos da Espanha.
A igreja começou a ser erguida em 1585 com a construção da fortaleza. O financiamento é do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).



Texto Anterior: Patrimônio histórico: Fortaleza do século 16 é descoberta na PB
Próximo Texto: Cidade já esteve sob domínio holandês
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.