São Paulo, quinta-feira, 26 de agosto de 2004

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Bacalhoaria será uma das atrações

DA REPORTAGEM LOCAL

Já ouviu falar em bacalhoaria? O Mercado Municipal vai abrigar uma. Lá, você poderá conhecer o sabor dos cinco tipos diferentes de bacalhau salgados na Noruega e compará-lo com os de Portugal ou com o "stoccafisso". É esse nome que se dá na Itália ao "stockfish", o peixe secado ao ar livre -o bacalhau norueguês é salgado em ambientes climatizados.
A bacalhoaria é uma criação de Leonardo Chiappetta, 50, dono do Empório Chiappetta, criado em 1933 por seu avô Carlo, um italiano da Calábria. Chiappetta ganhou a licitação para ocupar uma das salas térreas do mercado, onde aconteciam os leilões, e parte do mezanino.
"O mercado ganhou mais glamour com a reforma. Agora, vai virar um centro de atração de turistas", aposta. À clientela tradicional, composta por aqueles que trabalham na região ou gostam de gastronomia, vão se juntar os que fazem turismo de negócios em São Paulo, acredita Chiappetta.
No térreo, numa área de 500 m2, ele vai fazer um espaço para eventos gastronômicos. Haverá festival de colheitas, como ocorre na Europa, seguindo o calendário da safra de frutas como morango, abacaxi e uvas.
Pretende abrigar também passeios gastronômicos pelo país. Ele dá um exemplo: "Imagina você poder comparar o sabor do café produzido no Paraná com um café do Espírito Santo? Aqui, isso será possível".
Eventos com vinhos da região serrana do Rio Grande do Sul e cachaças de Minas estão nos seus projetos, previstos para começar no início de 2005.


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