UOL


São Paulo, sexta-feira, 26 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

País tem ranking de miserabilidade dos municípios

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Além dos dados detalhados sobre o Estado do Rio, a Fundação Getúlio Vargas divulgou ontem um ranking de miserabilidade das cidades brasileiras, com base no Censo 2000. Entre as dez cidades com menor proporção de miseráveis, nove estão no Rio Grande do Sul e uma, em São Paulo (Águas de São Pedro). Os índices variam de 1,16% a 3,35% da população.
Dos dez municípios com maior proporção de miseráveis, cinco ficam no Maranhão e três, no Piauí. A cidade com mais moradores que vivem abaixo da linha da miséria é Centro do Guilherme (MA), com 95,32% de sua população recebendo menos do que R$ 80 per capita mensais.
Os dados do Mapa do Fim da Fome 2 mostram, segundo a FGV, que no Brasil havia, em 2000, 50 milhões de miseráveis, mesmo resultado do primeiro Mapa do Fim da Fome, divulgado em 2001 com base em dados colhidos pelo IBGE entre 96 e 99. Desses, 45,89% são menores de 15 anos.
De acordo com a FGV, a soma dos valores repassados em programas de transferência de renda de todas as esferas de governo representava em 2000, em média, apenas 1,29% da renda média dos miseráveis brasileiros, ou R$ 0,35.


Texto Anterior: Mapa da fome: No Rio, morador de favela trabalha mais
Próximo Texto: Panorâmica - Imprensa: Folha é premiada por reportagens sobre transporte
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.