UOL


São Paulo, sexta-feira, 26 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRÂNSITO

Troca de carro "inseguro" terá financiamento

A implantação da inspeção veicular obrigatória, prevista para o segundo semestre de 2004, trará a reboque uma linha de financiamento para a troca de veículos impedidos de circular por falta de segurança. A informação foi dada ontem pelo diretor do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), Ailton Brasiliense, no encerramento da Semana Nacional de Trânsito.
A frota atual possui cerca de 30 milhões de veículos, segundo o Denatran. Na estimativa do governo, cerca de 30% da frota deve ser reprovada no primeiro teste. A reprovação no exame, que será anual, não deve tirar os carros de circulação. Mas o motorista precisará fazer nova inspeção, para verificar as correções, dentro de um certo prazo -ainda não definido-, e pagar por isso. Além dos 30%, há um número não determinado de veículos sem condições de circular que serão apreendidos já no primeiro exame. Nesses casos, a linha de financiamento estará disponível.
Ainda não há definição sobre o custo anual da inspeção e os detalhes da linha de financiamento.
Com base em experiências de outros países, a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva estima que o teste custe cerca de R$ 70.
(DA SUCURSAL DE BRASÍLIA)


Texto Anterior: Acesso à informação: Conferência cria comitê para implantar projeto
Próximo Texto: Panorâmica - Violência: 2 padres são achados esfaqueados no interior de São Paulo; um deles morreu
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.