São Paulo, segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Metrô amplia hoje horário das estações Luz e República

Terminais da linha 4-amarela estarão funcionando das 4h40 à meia-noite, de 2ª a 6ª feira, e aos sábados, até 1h

Não há previsão para abertura também aos domingos, mas governo do Estado afirma que isso ocorrerá em breve

DE SÃO PAULO
DO "AGORA"


As estações Luz e República da linha 4-amarela do metrô começam a funcionar hoje em horário integral, das 4h40 à 0h, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, as catracas estarão abertas até 1h.
O governo do Estado diz que ainda não há previsão de quando as estações funcionarão também aos domingos, mas afirma que isso deverá ocorrer o mais breve possível.
Segundo o governo, até o fim do ano, a linha amarela deverá chegar a 500 mil usuários por dia -em 2012, deverão ser 700 mil. Atualmente, a demanda da linha é de 260 mil passageiros por dia.
As estações, inauguradas no último dia 15, com quatro anos de atraso, vinham funcionando das 10h às 15h até quinta-feira passada. Ganharam duas horas na sexta, das 9h às 16h. Hoje, passam a operar em horário integral.
Com as novas estações, a viagem da Luz (centro) ao Butantã (zona oeste) poderá ser feita de metrô em 12 minutos, contra a média de 33 minutos de carro em horário de pico e 55 minutos de ônibus.

PICO UNIVERSITÁRIO
A ampliação de horário também deve provocar uma elevação na quantidade de estudantes que utilizam esse tipo de transporte.
O horário estendido no último dia 12 nas estações Vila Prudente, Tamanduateí (ambas da linha 2-verde), Butantã, Pinheiros, Faria Lima e Paulista (linha 4-amarela) já provocou um incremento de 30 mil passageiros na média diária do metrô no período entre 21h30 e 0h -o chamado "pico dos universitários".
A estação que mais recebe pessoas no pico é a Barra Funda (zona oeste), ao lado de um campus da Uninove.
A abertura das estações Luz e República fecha a primeira fase de implantação da linha amarela -faltam mais cinco para serem abertas.


Texto Anterior: Famílias devem analisar reação de filhos ao noticiário
Próximo Texto: Imposto: Donos de 1.053 imóveis podem ter IPTU progressivo
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.