São Paulo, quinta-feira, 26 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cresce irregularidade em empresas DA REPORTAGEM LOCAL

Não bastassem as permissões vencidas e as distorções nos preços, as irregularidades nas empresas de transporte intermunicipal estão aumentando, segundo dados de fiscalização do DER.
Em 1998, 26.280 veículos foram vistoriados. Como resultado, 3.968 multas foram aplicadas.
Em 2000, a vistoria foi realizada, até agora, em 24.772 ônibus, número 6% inferior ao de dois anos atrás. As multas, porém, já bateram recorde: foram 6.585, quantidade 66% superior à de 1998, segundo Dagoberto Gonçalves, diretor de transportes do DER.
Essas penalidades se referem, por exemplo, a alterações no valor das passagens, excesso de passageiros e supressão de horários de partida sem prévia autorização.
"Justificar irregularidade é injustificável. Mas, muitas vezes, bastaria a empresa ter avisado o DER sobre alguma mudança para evitar a multa", afirma Gerson Oger Fonseca, diretor do Setpesp.
Desde 95, o DER também já identificou mais de 25 casos de trajetos que não estavam sendo operados, mas que a empresa responsável por ele se aproveitava de linha próxima para servir às cidades por onde a rota desativada passaria. "É uma espécie de reserva de mercado", diz Gonçalves.
Apesar da irregularidade, considerada "grave", essas empresas não foram excluídas do sistema intermunicipal. Somente perderam as linhas em que existia a fraude, mas continuaram com as demais, onde a irregularidade ainda não foi identificada pela fiscalização. (AI)



Texto Anterior: "Não vamos licitar só por licitar", diz diretor do DER
Próximo Texto: Itamar decide abrir novo processo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.