São Paulo, quinta-feira, 26 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PROGRAMA
Meta é atender 96 milhões de pessoas até 2002
Dentistas farão parte das equipes do projeto de saúde da família

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Ministério da Saúde lançou ontem o programa de saúde bucal, que será incluído no projeto de saúde da família.
Uma portaria do ministério determinou que um dentista, um especialista em higiene bucal e um auxiliar passarão a fazer parte das equipes de agentes de saúde.
A meta é estar atendendo 96 milhões de pessoas, ou 57% da população brasileira, até 2002. Para isso, começam a ser treinados neste ano 5.401 dentistas, 2.109 técnicos em higiene bucal e 1.407 assistentes.
"Com esse plano e as equipes de saúde da família, vão melhorar as condições de saúde bucal da população", afirmou o ministro José Serra.
"Vamos buscar parcerias com entidades da área e com as prefeituras para efetivar o programa."
O ministério decidiu incluir dentistas nas equipes depois que uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística revelou que 18,7% da população nunca tinha ido ao dentista.
Entre os brasileiros que ganham até um salário mínimo, o número de pessoas que nunca teve tratamento odontológico é nove vezes maior do que entre aqueles que ganham 20 salários mínimos.
O tratamento odontológico praticamente não faz parte dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Normalmente, o serviço oferecido é a extração, e o governo federal não costuma investir na área. Dados do Conselho Federal de Odontologia mostram que, em 1998, o governo gastou apenas 0,8% do PIB com saúde bucal.
A intenção do ministério é ter 20 mil turmas do programa de saúde da família até 2002 e uma equipe de saúde bucal para cada duas do programa.



Texto Anterior: Educação: Brasil deve investir mais em curso noturno, recomenda Banco Mundial
Próximo Texto: Trânsito: Inauguração final do Cebolinha deve ampliar área do Ibirapuera
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.