São Paulo, sexta-feira, 26 de outubro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEFONIA

Objetivo é facilitar implantação de novo sistema a partir de 2002

Código DDD muda em 721 cidades

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O código para discagem telefônica de longa distância (DDD) muda amanhã em 721 municípios de dez Estados. No total, serão acrescentados dez novos códigos de área aos já existentes.
Até o dia 31 de janeiro do ano que vem, as operadoras de telefonia fixa e celular poderão completar ligações feitas com código de área antigo para cidades onde tenha havido mudança.
A partir dessa data, quando o usuário fizer a discagem com código errado, a ligação não será completada e uma gravação informará qual foi o erro cometido.
Durante 90 dias, a gravação irá interromper as ligações feitas de maneira errada. Depois desse prazo, a ligação com DDD errado não será completada e não haverá gravação informando o erro.
De acordo com Wolney Arruda, que coordena o grupo criado pelas empresas de telefonia para a implantação dos novos códigos, os usuários de telefonia dos locais que terão mudança já foram avisados, mas haverá mais divulgação nos próximos dias.
Com a mudança determinada pela Anatel, a quantidade de áreas de numeração -DDD- sobe de 57 para 67. O objetivo da medida é organizar as áreas de DDD para facilitar a implantação de um novo sistema de telefonia móvel e fixa a partir de 2002.
No futuro, essa nova organização servirá para que as áreas de numeração coincidam com as de cobrança de tarifas.

Lista
A lista de todos os municípios onde haverá mudança está no endereço eletrônico da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) -www.anatel.gov.br. Para conseguir a lista, no entanto, é preciso clicar no item "notícias".
Dentro dessa área, que é destinada às notas de imprensa da agência, é preciso fazer uma pesquisa no campo indicado.
Para que a lista seja encontrada, é recomendável limitar a pesquisa ao dia 2 de outubro e usar a palavra "numeração" como palavra-chave para a busca.
A pesquisa deve apontar para uma nota de imprensa com data do dia 2 de outubro intitulada "Prorrogado o prazo para prestadoras disponibilizarem novos códigos de área". Abaixo da nota, há a possibilidade de acessar os arquivos com a lista de municípios nos hipertextos "tabela 1", "tabela 2" e "tabela 3". Os usuários de telecomunicações podem também ligar para suas operadoras para tirar dúvidas.


Texto Anterior: Religião: CD do padre Marcelo sorteia visita ao papa
Próximo Texto: Violência: Polícia do Rio acha cemitério clandestino
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.