São Paulo, domingo, 26 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ORÇAMENTO
Repasse a projetos é suspenso
Falta de verba adia campanha contra Aids

DA REPORTAGEM LOCAL

A semana que abre os eventos do "Dia Mundial da Aids", comemorado na sexta-feira, 1º de dezembro, começa com más notícias. Pela primeira vez em dez anos, o governo não fará a campanha de prevenção tradicionalmente lançada nesta época. O repasse de R$ 62 milhões para as 27 secretarias de Estado e 148 municípios conveniados também foi suspenso.
Foram adiados os repasses aos 560 projetos de ONGs e dois tipos de remédios do coquetel podem não ser repostos, além dos kits de carga viral e outros.
As suspensões e adiamentos estão sendo anunciados por Paulo Teixeira, coordenador do Programa Nacional de Aids, em carta às secretarias, municípios e ONGs.
"Optamos por suspender a campanha e os repasses até que a complementação orçamentária, aprovada pelo Congresso e sancionada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, seja liberada pelo Ministério da Fazenda", escreveu Teixeira. A verba retida do programa de Aids corresponde a R$ 250 milhões.
A campanha, que este ano traz o slogan "Não leve Aids para casa", está pronta e deveria estar nas TVs, nas rádios, revistas e outdoors desde o último dia 23.
O fórum que reúne as ONGs de São Paulo ligadas à Aids já reagiu. "Pedimos audiência com o vice-presidente Marco Maciel e com o ministro José Serra, e queremos falar com o ministro Pedro Malan", disse José Araújo, da ONG Grupo de Incentivo à Vida (GIV).
O slogan da manifestação do dia 1º, que seria "O município está com Aids", foi mudado para "A Aids e Fernando Henrique". O principal ato acontecerá na praça da Sé, ao meio-dia da sexta-feira.
Os eventos da semana começam amanhã, em São Paulo, com a 1ª Feria de Arte e Prevenção DST/Aids, que acontece até sexta-feira, a partir das 10h, na biblioteca Mário de Andrade, na rua da Consolação. A feira é uma realização da Associação Vida Positiva, com apoio dos programas estadual e nacional de Aids e da Prefeitura de São Paulo. Haverá palestras, venda de artesanato e exposições, entre elas a coleção "Camisinhas de um Adolescente". (AURELIANO BIANCARELLI)


Texto Anterior: Cura da doença começa no diagnóstico precoce
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.