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São Paulo, quarta-feira, 26 de novembro de 2003

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PESQUISA

Levantamento feito com 540 pessoas, de todas as classes sociais, mostra que muitos não entendem rótulos de alimentos

Consumidor paulistano desconhece o que come

FABIANE LEITE
DA REPORTAGEM LOCAL

O consumidor paulistano adora ler rótulos de alimentos, mas não entende o mais importante: para que serve o produto que está comprando. Acha, por exemplo, que os alimentos que estampam na embalagem as palavras light e diet são para emagrecer -o que é um erro de interpretação.
A avaliação é de uma pesquisa, divulgada ontem, realizada com 540 moradores de São Paulo acima de 18 anos, de todas as classes sociais. O levantamento foi feito pelo IBCA (Instituto Brasileiro de Educação para o Consumo de Alimentos e Congêneres).
"A embalagem é um veículo de informação. Queríamos avaliar como elas chegam ao consumidor", diz a advogada Patrícia Fukuma, presidente do instituto e coordenadora da Subcomissão de Alimentos da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil). O objetivo da ONG é propor políticas de educação alimentar.
Mais de 61% dos consumidores lêem os rótulos. No entanto, 33,4% acreditam que alimentos diet são só para redução de peso (veja arte nesta página).
"Mudar um conceito introjetado nessa proporção é muito difícil", afirma Vera Junqueira, diretora de pesquisa da ONG.
Foram realizadas 20 entrevistas aprofundadas, na parte qualitativa do estudo. Um banqueiro disse que alimentos funcionais são os "práticos", como macarrão instantâneo. Houve ainda quem identificasse alimentos fortalecidos como produtos poderosos -25% acreditavam que comidas vitaminadas têm todas as vitaminas necessárias para o organismo.


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