UOL


São Paulo, quarta-feira, 26 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Padrão de rótulo será alterado

DA REPORTAGEM LOCAL

Após a divulgação da pesquisa realizada pelo IBCA, que mostrou que o consumidor paulistano não entende o que está escrito nos rótulos das embalagens, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informou que no início do próximo mês deve ficar pronto um novo padrão de rotulagem para o Mercosul.
Em vez de as quantidades dos alimentos serem apresentadas somente em gramas para o cálculo do porcentual de nutrientes -o que dificulta o entendimento do consumidor- serão disponibilizadas também as porções caseiras.
Exemplo: a embalagem de biscoito mostrará que certo número de bolachas corresponde a determinada quantidade em gramas. A partir daí demonstrará o quanto de nutrientes há na quantidade oferecida no produto.
A pesquisa divulgada ontem pelo IBCA tem intervalo de confiança de 95% e a margem de erro é inferior a 6%.

Linguagem mais acessível
Cléber Ferreira dos Santos, gerente-geral de alimentos da Anvisa, afirma que o segundo passo será tornar a linguagem dos rótulos mais acessível e propor, dentro de uma política de alimentação a ser elaborada, campanhas de educação.
"É uma ação custosa, que não é exclusiva do Estado. Conselhos e entidades não-governamentais devem ajudar", afirmou o gerente-geral da Anvisa.


Texto Anterior: Pesquisa: Consumidor paulistano desconhece o que come
Próximo Texto: Urbanidade: O corpo é uma sala de aula
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.