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Participação da comunidade ajuda Paraná e Minas Gerais a liderarem
do Conselho Editorial
O envolvimento da comunidade
na gestão das escolas é uma das razões da liderança de Minas e Paraná no resultado da avaliação.
Numa escala de 0 a 400, os mineiros da 4ª série bateram nos 200
pontos em ciências, 209 em matemática e 193 em português.
As médias nacionais para ciências, matemática e português são,
respectivamente,181, 187 e 165.
É, em essência, a vitória dos processos de descentralização, dando
mais poder à comunidade e menos às burocracias. A vantagem
também se deu na 3ª série do ensino médio nessas cadeiras.
Na vanguarda das políticas públicas para envolver a comunidade, Minas introduziu eleição direta para diretor de escola, com direito de os pais votarem - os candidatos saem entre os professores,
selecionados por mérito.
Em Minas, um movimento
unindo empresários, sindicatos e
organismos não-governamentais,
articulados com as autoridades
públicas, lançou o "Pacto pela
Educação" - era uma tentativa
de fazer da educação prioridade
do Estado.
Eles se beneficiam da continuidade das políticas públicas, já que
há quase dez anos não há ruptura.
Outro segredo do sucesso de Minas é o que também explica o bom
desempenho do Paraná, onde há
projetos de atração da comunidade para a escola: investimento no
treinamento de professores.
No Paraná, foi criada a Universidade do Professor, iniciativa inédita no país. Montada no interior,
professores se concentram por
quase uma semana, obtendo novos conhecimentos pedagógicos,
além de estímulos culturais.
O Estado saiu-se melhor na 8ª
série: em primeiro lugar em ciências, matemática e português.
No Paraná, parte da ênfase curricular é centrada na elaboração
de projetos pelos alunos, o que
desperta mais senso crítico e capacidade de lidar com as informações. O Estado é favorecido, porém, por algo que nada tem a ver
com as políticas públicas: a base
cultural e o nível educacional dos
imigrantes europeus que se instalaram na região.
Mundialmente, o fenômeno se
repete, segundo estudos na Europa e nos Estados Unidos. O desempenho dos alunos está, em larga medida, condicionado a um tripé: a motivação do diretor, líder
da escola, o treinamento do professor e o envolvimento da comunidade. Esse tripé é que vitamina o
currículo escolar e mantém motivada a escola para alcançar sempre patamares mais elevados.
(GILBERTO DIMENSTEIN)
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