São Paulo, quinta, 26 de novembro de 1998

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Participação da comunidade ajuda Paraná e Minas Gerais a liderarem

do Conselho Editorial

O envolvimento da comunidade na gestão das escolas é uma das razões da liderança de Minas e Paraná no resultado da avaliação.
Numa escala de 0 a 400, os mineiros da 4ª série bateram nos 200 pontos em ciências, 209 em matemática e 193 em português.
As médias nacionais para ciências, matemática e português são, respectivamente,181, 187 e 165.
É, em essência, a vitória dos processos de descentralização, dando mais poder à comunidade e menos às burocracias. A vantagem também se deu na 3ª série do ensino médio nessas cadeiras.
Na vanguarda das políticas públicas para envolver a comunidade, Minas introduziu eleição direta para diretor de escola, com direito de os pais votarem - os candidatos saem entre os professores, selecionados por mérito.
Em Minas, um movimento unindo empresários, sindicatos e organismos não-governamentais, articulados com as autoridades públicas, lançou o "Pacto pela Educação" - era uma tentativa de fazer da educação prioridade do Estado.
Eles se beneficiam da continuidade das políticas públicas, já que há quase dez anos não há ruptura.
Outro segredo do sucesso de Minas é o que também explica o bom desempenho do Paraná, onde há projetos de atração da comunidade para a escola: investimento no treinamento de professores.
No Paraná, foi criada a Universidade do Professor, iniciativa inédita no país. Montada no interior, professores se concentram por quase uma semana, obtendo novos conhecimentos pedagógicos, além de estímulos culturais.
O Estado saiu-se melhor na 8ª série: em primeiro lugar em ciências, matemática e português.
No Paraná, parte da ênfase curricular é centrada na elaboração de projetos pelos alunos, o que desperta mais senso crítico e capacidade de lidar com as informações. O Estado é favorecido, porém, por algo que nada tem a ver com as políticas públicas: a base cultural e o nível educacional dos imigrantes europeus que se instalaram na região.
Mundialmente, o fenômeno se repete, segundo estudos na Europa e nos Estados Unidos. O desempenho dos alunos está, em larga medida, condicionado a um tripé: a motivação do diretor, líder da escola, o treinamento do professor e o envolvimento da comunidade. Esse tripé é que vitamina o currículo escolar e mantém motivada a escola para alcançar sempre patamares mais elevados.
(GILBERTO DIMENSTEIN)



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