São Paulo, terça-feira, 26 de dezembro de 2000

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Registro com foto foi proibido na Argentina

DA SUCURSAL DO RIO

A implantação dos radares eletrônicos na Argentina tem sido mais problemática do que no Brasil, afirma o BID.
Vários municípios cortados pela "Ruta 2", que liga Buenos Aires a Mar del Plata, instalaram radares, mas os motoristas se revoltaram com a avalanche de multas.
O registro fotográfico das infrações foi proibido e, para completar, o país não tem um registro nacional das carteiras de habilitação.
Os municípios só conseguem cobrar as infrações cometidas por motoristas cadastrados na localidade.
Em relação ao Uruguai, o estudo do BID limita-se a avaliar um único sistema de monitoramento, na Avenida Gianattássio, que liga Montevidéu a Punta del Este.
A multa por excesso de velocidade nessa via é de US$ 170 e todos os veículos que ultrapassam o limite permitido são retidos pela polícia.
O número de acidentes no trecho mais crítico da estrada (município de Canelones) diminuiu 60% com a instalação dos equipamentos, no primeiro trimestre do ano passado, afirma o estudo.
Segundo o BID, dos cinco países pesquisados, o Paraguai é o que está mais atrasado em relação à fiscalização do trânsito, pois o país nem sequer possui uma frota de veículos legalizada.
Em outubro deste ano, entrou em vigor uma lei (aprovada em 1995) que estabelecia o prazo de 30 meses para os proprietários registrarem seus veículos. Calcula-se que o Paraguai tenha 400 mil carros sem registro do proprietário.

Conflito de interesses
Segundo o estudo, o conflito de interesses tem inviabilizado a adoção de programas de inspeção de segurança de veículos tanto no Brasil quanto na Argentina e no Uruguai.
"Tem sido um assunto polêmico (...) devido ao complexo jogo de interesses entre grupos econômicos nos níveis federal e estadual. (...) O Chile é o único país da região que conseguiu implantar um sistema de inspeção uniforme e de elevada qualidade", resume o documento.


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