São Paulo, domingo, 26 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

JOÃO FARIAS FILHO (1940-2010)

Lorico jogou com Pelé no Exército

ESTÊVÃO BERTONI
DE SÃO PAULO

O tio de um amigo, ao ver João Farias Filho em ação, achou que o volante tinha um estilo muito parecido com o de um jogador das antigas chamado Lorico.
Assim João ganhou o apelido com o qual faria carreira no futebol. Natural de Santos (SP), ele começou em 1959, na Portuguesa Santista.
Antes, porém, atuara ao lado do Rei Pelé na seleção brasileira do Exército. Ambos foram campeões sul-americanos, em 1959, ao derrotarem a Argentina na final.
Um ano depois de estrear profissionalmente, Lorico foi contratado pelo Vasco. Em 1964, casou-se com Marilda, que foi morar com ele no Rio.
A família, entretanto, só iria segui-lo mais uma vez, quando ele foi defender o Prudentina, em Presidente Prudente (SP). No resto da carreira, continuariam morando em Santos, decisão tomada após ter tido a filha.
O volante defendeu ainda a Portuguesa, em São Paulo, o Noroeste, em Bauru (SP), e o Botafogo, em Ribeirão Preto (SP), onde encerraria a carreira no final dos anos 1970.
Na equipe ribeirão-pretana, Lorico foi campeão do primeiro turno do paulista, em 1977, e viu um talento surgir em seu time: Sócrates.
De volta a Santos, foi trabalhar nos arquivos da Cosipa (Companhia Siderúrgica Paulista), onde se aposentou em 1992. Jogou na várzea por algum tempo, mas, depois de passar por uma cirurgia cardíaca, abandonou definitivamente os campos.
Morreu na segunda, aos 70, em decorrência de um câncer de próstata. Deixa viúva, a filha, Carla, e a neta, Julia, 14, que ele sempre levava consigo para todo lugar.

coluna.obituario@uol.com.br


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Gilberto Dimenstein: Está nascendo a era dos educadores
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.