São Paulo, sábado, 26 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Unifesp oferece especializações

da Redação

Brasileiros espalhados por 27 países participam atualmente dos cursos de aperfeiçoamento na área de saúde oferecidos na Internet pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Esse trabalho começou em 1995, quando a universidade lançou os cursos de genética e biologia molecular. Mas, naquela época, a rede mundial de computadores servia apenas para armazenar o material didático.
Atualmente, os participantes dispõem de recursos como lista de discussão (pela Internet) e videoconferência, que aumentam a interatividade entre eles e o professor. Ao final, recebem diploma oficial -o que ainda é raro.
"O aluno tem que deixar de ser passivo", acredita Daniel Sigulen, diretor do Centro de Informática em Saúde da Unifesp. "Nas aulas pela Internet, ele é responsável pelo conteúdo, pela forma e pelo tempo em que aprende", acrescenta.
Os cursos atuais de ortopedia oncológica e saúde pública são baseados na resolução de problemas sucessivos, com complexidade progressiva. O primeiro módulo do curso de ortopedia terminou no dia 23, com uma avaliação on line. Em janeiro, será dado um curso de patologia.
O público não-especializado terá de esperar até março pelos cursos de nutrição e sexualidade. A inscrição custa em média R$ 50 e a mensalidade, R$ 200. (RB)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.