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UFSC tem núcleo de pesquisa
RACHEL BOTELHO
enviada especial a Florianópolis (SC)
A Internet é usada como mídia
principal de cursos universitários
desde março deste ano pelo Laboratório de Ensino à Distância
(LED) da Universidade Federal de
Santa Catarina (UFSC). O laboratório é um dos principais núcleos
de pesquisa nessa área do país.
Os cursos atendem demandas
específicas. Quando uma instituição solicita um curso, o primeiro
passo é verificar a que mídias os
alunos têm acesso e definir qual é
mais adequado para trabalhar: videoconferência, Internet, teleconferência ou uma interação delas.
"Nós não nos orientamos pelo
tipo de mídia. É apenas uma ferramenta", diz Rosângela Rodrigues, pesquisadora do LED.
Atualmente, há dois cursos via
Internet voltados para profissionais do Senai. Cada um tem mural
de dúvidas, biblioteca onde os alunos publicam trabalhos, textos do
professor, bate-papo semanal com
professor e agenda.
O diretor do LED, Ricardo Barcia, vê um futuro promissor para o
ensino à distância baseado em novas mídias.
"O conteúdo pode ser mais
atrativo e permite ao aluno andar
no seu próprio ritmo."
Atualmente, o LED oferece 14
programas de pós-graduação a
distância, com mais de 500 participantes de 17 Estados brasileiros.
A jornalista
Rachel Botelho viajou a Florianópolis (SC) a convite do LED-UFSC
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