São Paulo, sábado, 26 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

UFSC tem núcleo de pesquisa

RACHEL BOTELHO
enviada especial a Florianópolis (SC)

A Internet é usada como mídia principal de cursos universitários desde março deste ano pelo Laboratório de Ensino à Distância (LED) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O laboratório é um dos principais núcleos de pesquisa nessa área do país.
Os cursos atendem demandas específicas. Quando uma instituição solicita um curso, o primeiro passo é verificar a que mídias os alunos têm acesso e definir qual é mais adequado para trabalhar: videoconferência, Internet, teleconferência ou uma interação delas.
"Nós não nos orientamos pelo tipo de mídia. É apenas uma ferramenta", diz Rosângela Rodrigues, pesquisadora do LED.
Atualmente, há dois cursos via Internet voltados para profissionais do Senai. Cada um tem mural de dúvidas, biblioteca onde os alunos publicam trabalhos, textos do professor, bate-papo semanal com professor e agenda.
O diretor do LED, Ricardo Barcia, vê um futuro promissor para o ensino à distância baseado em novas mídias.
"O conteúdo pode ser mais atrativo e permite ao aluno andar no seu próprio ritmo."
Atualmente, o LED oferece 14 programas de pós-graduação a distância, com mais de 500 participantes de 17 Estados brasileiros.


A jornalista Rachel Botelho viajou a Florianópolis (SC) a convite do LED-UFSC



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.