São Paulo, sábado, 26 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Órgão perdeu atribuição original

especial para a Folha

Os tribunais de alçada de São Paulo foram criados há 50 anos. No início, restringiam-se ao julgamento de causas civis de pequeno valor econômico e menor complexidade. No âmbito criminal, julgavam os pequenos delitos, como as contravenções penais.
A competência dos alçadas foi mudando conforme as necessidades. Hoje, todos os tribunais estão no mesmo patamar de importância quanto às matérias julgadas.
O que antes competia aos tribunais de alçada, atualmente é atribuição dos juizados especiais cíveis e criminais. Desapareceu, portanto, o fim que levou à criação dos tribunais de alçada.
A seccional paulista da Ordem dos Advogados de São Paulo e a Associação dos Advogados de São Paulo apóiam, em princípio, a unificação dos tribunais. O Instituto dos Advogados de São Paulo ainda não tirou uma posição.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.