UOL


São Paulo, segunda-feira, 27 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Irmãos de Walace foram auxiliados por ONG

DA SUCURSAL DO RIO

A Fundação São Martinho, uma instituição do Rio de Janeiro que atende a meninos de rua, funciona como a casa de muitas crianças e adolescentes entre 5 e 18 anos "em situação de risco social". Todos os irmãos de Walace passaram pela ONG, que foi fundada em 1984 e hoje atende cerca de 4.000 meninos de rua na capital e em Niterói (a 14 km do Rio).
Qualquer criança ou adolescente pode entrar na entidade, fazer uma refeição, participar de atividades de lazer e educacionais. Não são raros os casos de meninos e meninas cujas únicas refeições são feitas ali. Os que não têm família ou que correm o risco de serem assassinados nas ruas dormem na instituição.
A São Martinho possui uma assistência jurídica que presta serviços como, por exemplo, tirar documentos, e que procura garantir os direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.
A ONG também oferece assistência médica e odontológica aos menores e encaminhamento a escolas e cursos profissionalizantes.
A São Martinho sobrevive de doações de entidades privadas, do repasse do governo estadual e de ajuda internacional (que vem diminuindo nos último anos). Em 1996, atendia 1.482 menores; em 1999, 3.193; e 3.909 em 2001.

Texto Anterior: Ajudar menor é tarefa complexa
Próximo Texto: Livros Jurídicos - Walter Ceneviva
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.