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EDUCAÇÃO
Em 2002, cerca de 70 a cada 1.000 candidatos a um curso de graduação optaram por outro tipo de processo seletivo
Cresce busca por alternativa ao vestibular
LUCIANA CONSTANTINO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
A procura por outros tipos de
processo seletivo, que não seja o
vestibular, vem aumentando desde 1998 em um ritmo muito
maior que a própria disputa por
uma vaga no ensino superior.
Cerca de 70 a cada 1.000 estudantes que se candidataram a
uma vaga em 2002 optaram por
outros tipos de processo seletivo.
Entre eles estão, por exemplo,
programas de avaliação seriada e
o uso de notas do Enem (Exame
Nacional do Ensino Médio).
A proporção era de 13 a cada
1.000 alunos em 1998, quando o
Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) começou a detectar a procura por
esses processos. Isso representa
um crescimento de 438%.
Por outro lado, o número total
de candidatos a uma vaga no ensino superior aumentou 72,15% no
mesmo período, passando de
2,895 milhões para 4,984 milhões.
A dificuldade de ser aprovado
no vestibular e o aumento recorde
da rede privada, com a conseqüente sobra de vagas, estão entre
os motivos apontados por especialistas para o maior interesse
pelos processos seletivos.
Outra causa é a expansão do número de instituições que vêm
adotando sistemas alternativos.
Com base no Censo da Educação Superior, o Inep mostra que
180 instituições ofereciam outros
tipos de acesso à graduação em
1998 -18,5% do total de universidades, faculdades e centros universitários. Passou para 387 em
2002, ou 23,6% do total de instituições registradas naquele ano.
Oportunidade
Para o professor Carlos Alberto
Serpa de Oliveira, o processo seletivo deve manter a igualdade de
oportunidade de acesso, garantir
a verificação do conhecimento e
permitir uma classificação entre
os candidatos.
Ex-integrante do CNE (Conselho Nacional de Educação), Oliveira foi relator da regulamentação do processo seletivo e um dos
defensores da adoção da medida.
A legislação anterior previa a
obrigatoriedade do vestibular para o ingresso na graduação. Depois, a palavra "vestibular" foi
substituída por "processo seletivo". "Mas acho que o vestibular
ainda vai continuar existindo enquanto tivermos problema de financiamento do ensino superior", disse Oliveira.
A principal porta de entrada no
ensino superior ainda continua
sendo o vestibular.
Em 2002, ingressaram em cursos de graduação 109.454 alunos
por meio de outros tipos de processo seletivo.
Por meio de vestibular, o ingresso nos cursos de graduação foi de
1,095 milhão de estudantes.
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