São Paulo, terça-feira, 27 de fevereiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PM usa 14 câmeras para vigiar foliões

DA SUCURSAL DO RIO

Os cerca de 100 mil foliões que assistiram aos dois dias de desfile das escolas de samba do Grupo Especial foram vigiados por 14 câmeras espalhadas pelo Sambódromo do Rio de Janeiro.
Em uma sala atrás do setor 11, cerca de cinco homens acompanhavam a movimentação do público dentro e fora da avenida Marquês de Sapucaí, localizada no centro do Rio. O trabalho era comandado pela Polícia Militar.
As câmeras registravam imagens de toda a avenida, desde a concentração até a praça da Apoteose, onde os desfiles das escolas se encerravam.
""Com este esquema, conseguimos reduzir em cerca de 90% o número de ocorrências aqui e nos arredores do sambódromo", afirmou o coronel Renato Mello, responsável pela sala de vídeo.
Dentro da sala, os policiais tinham uma visão ampla da chegada dos foliões graças as câmeras, que tinham uma movimentação de 360 graus e aproximavam em até 12 vezes as imagens.
Por volta das 18h, os funcionários da empresa de segurança conseguiram presenciar, pelos monitores, cerca de cinco pequenos furtos em um dos viadutos ao lado da avenida.
No momento da confusão, o coronel mobilizou um grupo de policiais para o local. Eles não prenderam os supostos ladrões, mas conseguiram, pelo menos, acabar com o tumulto.
O esquema de segurança montado no Rio foi praticamente o mesmo da decisão do Campeonato Paulista do ano passado. Na ocasião, a mesma empresa foi contratada pela Federação Paulista de Futebol para monitorar os torcedores no Morumbi durante a decisão entre São Paulo e Santos. São Paulo foi o campeão.
Todas as imagens captadas pelas câmeras são gravadas. ""Com estas imagens, além de prender em flagrante, podemos indiciar criminalmente qualquer pessoa", disse o coronel. Cerca de 290 policiais do Batalhão de Choque da PM foram mobilizados para trabalhar a cada dia de desfile no Sambódromo.


Texto Anterior: Samba da Império empolga, e Caprichosos atrasa desfile
Próximo Texto: Salvador: Bloco satiriza disputa entre ACM e FHC
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.