São Paulo, quarta-feira, 27 de fevereiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEGURANÇA DE VÔO

Portaria do dia 7 já está em vigor

Departamento de aviação libera uso de celular se aeronave estiver parada

DA SUCURSAL DO RIO

O uso de telefones celulares dentro de aviões, desde que eles estejam parados e com as portas abertas, foi liberado pelo DAC (Departamento de Aviação Civil).
A portaria com a decisão foi publicada no "Diário Oficial" da União no último dia 7 e já está em vigor. De acordo com o DAC, cabe a cada companhia autorizar ou não a utilização do aparelho.
Os técnicos do departamento chegaram à conclusão de que os celulares não interferem na comunicação do avião quando ele se encontra no solo, com as portas abertas e os motores desligados.
A possibilidade de interferência, de acordo com o DAC, pode acontecer quando a aeronave está com portas fechadas, já que o sinal do celular pode utilizar a antena do avião e interferir no seu sistema de comunicação.
A liberação vale apenas quando a aeronave estiver estacionada no local destinado ao embarque e desembarque de passageiros. Com isso, passageiros que estiverem dentro do avião durante escalas poderão usar o telefone celular, desde que a tripulação permita.
A decisão não é válida para outros aparelhos eletrônicos, como computadores portáteis e rádios.
Para o coordenador da comissão de segurança do Sindicato das Empresas Aéreas, Ronaldo Jenkins, a liberação não deverá trazer problemas caso a medida seja cumprida pelos passageiros. "Vai depender da educação do passageiro. Se a aeronave estiver parada e com a porta aberta, não há risco. Mesmo assim, o uso só deve acontecer se a tripulação permitir." Segundo ele, a liberação do uso do celular nessas condições já é prática comum nos EUA e em alguns países da Europa.
A Varig e a TAM informaram, por meio de suas assessorias, que as empresas já autorizam a utilização dos celulares nas circunstâncias permitidas pelo DAC. Até o fechamento desta edição, a Vasp não havia informado se autorizava o procedimento.



Texto Anterior: Skinheads: Juiz suspende o julgamento, após 13 horas, por "ineficiência da defesa"
Próximo Texto: Panorâmica - Evento Folha: Debatedores falam sobre LER/Dort
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.