São Paulo, terça-feira, 27 de março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Caso no RJ evolui para a forma hemorrágica

DA SUCURSAL DO RIO

O caso da primeira pessoa que contraiu dengue do tipo 3 no município do Rio de Janeiro evoluiu para a forma hemorrágica da doença. A paciente havia sido hospitalizada, mas já se recupera em casa.
Com a confirmação, sobem para dois o número de casos de dengue hemorrágica na cidade. Esse foi o segundo caso de dengue tipo 3 registrado no Brasil. O primeiro também havia ocorrido no Estado do Rio.
A paciente mora do Leblon (bairro de classe média alta na zona sul da cidade). Seu nome não foi revelado pela Secretaria Municipal da Saúde.
Desde que a ocorrência foi confirmada pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), na sexta-feira, agentes de saúde intensificaram os trabalhos no local -especialmente num raio de 300 m da casa da paciente-, aplicando inseticida e larvicida.
No fim-de-semana, a secretaria alertou para a possibilidade de ocorrer um surto de dengue do tipo 3 no Rio, já que não há imunidade contra o vírus, considerado novo no país.

Interior de SP
A Prefeitura de Bebedouro (383 km de São Paulo) está combatendo a dengue em igrejas da cidade. O município vive um surto da doença, com 67 casos comuns confirmados, além de já ter tido uma paciente com dengue hemorrágica.
Foram entregues textos explicativos para serem lidos em missas e cultos -em igrejas evangélicas e católicas. Aos religiosos, foi solicitado que orientassem a população a respeito do problema, com relação aos cuidados preventivos e sobre o que fazer quando aparecem os sintomas.
Além disso, os mesmos textos foram passados a rádios religiosas -uma evangélica e uma católica- para que fossem lidos em horários da programação.
As rádios comerciais da cidade também farão propaganda de combate ao Aedes aegypti, que será patrocinada por empresas da cidade.
Para as campanhas no rádio, a ênfase está sendo dada à recepção dos agentes, que tem sido um dos maiores problemas. Parte dos moradores não aceita a visita deles em casa.


Texto Anterior: Dengue: Epidemia é ameaça em 102 cidades do PR
Próximo Texto: Violência: Polícia acha ossadas de bebê em sítio do MA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.