UOL


São Paulo, quinta-feira, 27 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERTO DA REALEZA

Grupo ligado ao PSDB realiza protesto durante visita da comitiva real holandesa ao centro de São Paulo

Em passeio com rainha, Marta recebe vaias

Luiz Carlos Murauskas/Folha Imagem
A rainha Beatrix e a prefeita Marta Suplicy durante visita ontem à região central de São Paulo


PALOMA COTES
DA REPORTAGEM LOCAL

Mesmo limpando ruas e retirando camelôs da região central, a prefeita Marta Suplicy (PT) não conseguiu evitar momentos de constrangimento perante a rainha da Holanda, Beatrix, o príncipe Willem-Alexander e a princesa Máxima Zorreguieta.
Na manhã de ontem, durante passeio a pontos turísticos do centro de SP, Marta foi surpreendida por vaias e por um protesto -organizado por militantes do PSDB- contra a taxa do lixo.
"Não queríamos atrapalhar. Somente mostrar a nossa indignação diante de mais uma taxa", disse Edson Marcos, 46, ex-funcionário do governo do Estado e ex-assessor de José Serra (PSDB).
Com frases como "Vai para a periferia ver o que é São Paulo" ou "Fora Martaxa", cerca de 20 manifestantes seguiram o grupo, que iniciou a visita no Pátio do Colégio e a encerrou no Teatro Municipal. Marta ignorou o protesto.
Em todo o trajeto, não havia camelôs ou sujeira nas ruas. No Pátio do Colégio, ainda no início da manhã, homens limpavam o local. Os clandestinos, que ontem ocupavam as calçadas do largo São Bento, sumiram. No Teatro Municipal, tapumes de madeira colocados nas obras de pavimentação escondiam os camelôs. Funcionários da prefeitura e irregulares disseram que a prefeitura fez uma "Operação Belezura" para a visita real.
"Passaram e recolheram todas as barracas", afirmou o ambulante Flávio Pereira Cruz, 60.
"Ficamos até meia-noite colocando os tapumes aqui na frente", disse um pedreiro da obra que não quis se identificar.
A prefeitura nega o fato e diz que as operações de limpeza e de fiscalização são "rotineiras".
A visita da comitiva real paralisou o centro, chamando a atenção das pessoas, que perguntavam quem eram os "convidados da prefeita". Alguns chegaram a tirar fotos. A escolta da comitiva foi feita por GCMs e policiais federais.
"Achei legal pra caramba. A rainha é bonitona", comentava o pedreiro Benedito Souza Ribeiro.
A rainha recebeu da prefeita um colar de pedras brasileiras e, ao final da visita, experimentou sucos de frutas como acerola e caju, tomou café e comeu pães de queijo.

Peixe na merenda
Produtos à base de peixe podem começar a fazer parte da merenda escolar e das refeições populares fornecidas pela prefeitura. Ontem, em reunião da prefeita com o secretário da Aquicultura e da Pesca, José Fritsch, ficou acertado que a secretaria iria fazer um levantamento das indústrias e frigoríficos em condição de fornecer polpa de peixe -um subproduto da extração dos filés e, por isso, mais barato.


Texto Anterior: Administração: Escola de Marta troca merenda por bolacha
Próximo Texto: Noivado real causou polêmica
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.